sábado, 14 de janeiro de 2017

RESENHA: CAUSA E EFEITO DE ALOÍSIO ALVES DE ANDRADE



Olá Leitores, tudo bem com vocês?
Hoje estou trazendo mais uma resenha para vocês, mas dessa vez é o livro Causa e Efeito do autor Aloísio Alves de Andrade. Gente, esse livro é lindo e a leitura flui tanto que com menos de um dia conseguimos devora-ló inteiro haha.
Vamos de resenha?!

Título: Causa E Efeito 
Autor: Aloísio Alves de Andrade 
Páginas: 179
Sinopse: Ruth é a garota nova da escola e guarda um segredo, ela é portadora do vírus HIV. Ela pensava que isso seria motivo para sofrer com o preconceito, mas ser negra e morar em uma favela também foram motivos para bullying. O pior de tudo foi se apaixonar pela pessoa errada e ser correspondida.


A obra Causa e Efeito, nos conta a história da guerreira Ruth uma garota jovem que já sofre muito preconceito por conta da sociedade, ela é negra, pobre, mora em favela e tem HIV. A transmissão da doença para Ruth, foi através de um acidente que aconteceu no ponto de ônibus onde ela estava, um carro desgovernado atingiu todos que estavam lá e uma das pessoas era portadora da doença.
Ruth vai para um novo Colégio e virá alvo de comentários maldosos como: preta, macaca, entre outros.

" - Tinha que ser preta, né? - Disse Jéssica, bem baixinho.
- E essa mochila rosa bebê? Que ridícula! Essa menina é de que mundo? - Falou Imara.
As meninas começaram a rir alto e Ruth engoliu seco aquilo, principalmente o "preta". Na antiga escola, nunca tinha sentido preconceito assim tão declarado."



Desde o começo, Ruth é odiada pelo trio do fundão, que é composto pelas meninas mimadas, Imara, Jéssica e Patrícia, principalmente depois que Pedro, namorado de Imara; puxa assunto com ela, e a trata super bem diferente do resto da turma.
Sua mãe Dona Inês acaba conseguindo um emprego, e adivinhem só onde é? Na casa de Imara. E logo acaba ganhando mais um apelido "filha da doméstica".

" - Agora me conte. O que está acontecendo?
- É que a Ruth... A minha Ruth... ela tem AIDS.
Imara, que entrava na cozinha nessa hora, ficou parada, estática na porta com o que ouviu. E sem que Estela ou Inês a vissem, voltou correndo para seu quarto, boquiaberta."



Enquanto Dona Inês conversa com Estela, mãe de Imara; a menina escuta toda a conversa e logo vai para o quarto contar a história para suas amigas. E a partir daí, começa o drama na vida de nossa querida Ruth, o que ela irá fazer para acabar com esse sofrimento?

O autor conseguiu desenvolver uma ótima história, a obra tem uma leitura bem leve e cheia de reviravoltas com um toque de romance, e faz com que fiquemos presos a história. A forma como os personagens se conectam, faz com que fiquemos presos ao livro do começo ao fim. E gostaria que todos tivessem na estante de vocês.

Encontre aqui.
Siga o autor no instagram @aloisioalvesdeandrade.

Nota 


7 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada você, por permitir que eu conheça um pouco a tão amada Ruth. ❤

      Excluir
  2. A capa é linda, as fotos estão excelentes e achei a premissa muito bacana. Boa resenha!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu gostei muito da resenha e do enredo do livro falando sobre um tema tão atual como preconceito.
    Beijos!

    https://www.instagram.com/sonhadorap/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, que bom que gostou. Vale a pena conferir! ;-)

      Excluir
  4. Eu ainda não li esse livro, mas adorei a dica.
    😍☺️😘

    ResponderExcluir